terça-feira, 25 de setembro de 2012

Brinquedos e brincadeiras de criança...


Projeto Pedagógico
“Nossos Pequenos Leitores na Folcloremania da Rocha Pombo”
Brinquedos e brincadeiras de criança
Justificativa
 Propor às crianças um jeito diferente de brincar, resgatando, conhecendo e valorizando brincadeiras infantis antigas possibilitando momentos que desenvolvam suas habilidades cognitivas, seu potencial de reflexão e de construção do conhecimento, é de fundamental importância, pois é com o lúdico que ela experimenta a vida, resolve problemas e desenvolve a sua socialização.
Neste sentido, o presente projeto ganha força, pois busca resgatar a importância das brincadeiras, utilizando para este fim o trabalho com obras do artista plástico Ivan Cruz, que expressa através de pinturas, as brincadeiras que vivenciou em seus momentos de infância. Suas obras servirão como convite para novas brincadeiras a serem desenvolvidas na instituição.
Objetivos
- O objetivo principal do projeto é valorizar o gosto pelo brincar, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeiras de antigamente. Essa viagem, certamente, trará momentos agradáveis de diversão e de alegria. Além disto, outros grandes objetivos nortearão este projeto, sendo eles:
- Desenvolver a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
- Reconhecer a importância dos brinquedos e brincadeiras, como elementos da cultura local;
- Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças;
- Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima;
- Reforçar a importância do brincar;
- Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
- Conhecer a biografia do artista Ivan Cruz e algumas de suas obras de arte;
- Dar as crianças noção de arte através dos quadros e/ou esculturas e/ou gravuras e/ou desenhos e/ou aquarelas expostas criando a sensibilidade para apreciá-la e fazer arte;
- Incentivar a prática de jogos infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;
- Trabalhar a ideia da confecção dos seus próprios brinquedos;
- Ensinar o “brincar conjunto” para alimentar o convívio social;
- Incentivar a reciclagem e mostrar as brincadeiras antiecológicas;
- Despertar a imaginação;
- Resgatar de forma lúdica e artística, a história das brincadeiras e os valores sociais, que estão sendo esquecidas na sociedade técnico-urbana dos dias atuais;
DESENVOLVIMENTO
O projeto será norteado pelas obras do artista plástico Ivan Cruz, onde serão apresentados às crianças alguns trabalhos que fazem parte da série “Brincadeiras de Criança”, em que, como o próprio tema sugere, o artista retrata através de pinturas, diversas brincadeiras infantis.
O trabalho será desenvolvido da seguinte forma:
- Organização do planejamento, garantindo um horário específico na semana, para que seja desenvolvido o projeto;
- Roda de conversa e apreciação, visando conhecer o artista plástico e suas obras;
- Organização de espaço e tempo para a realização das brincadeiras;
- Releitura das obras de arte;
- Momentos de diálogo, onde as crianças poderão expressar suas opiniões acerca das brincadeiras realizadas;
- Registro fotográfico das vivências do projeto, etc.
- Manter um diálogo com o artista, através de cartas e e-mails, visando à aproximação das crianças com o mesmo.
AVALIAÇÃO
A avaliação visará entender o processo de cada criança e a significação que cada brincadeira comporta. A observação do grupo, além de diária e constante, deverá fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.
Portanto, a avaliação ocorrerá no decorrer do projeto, buscando identificar se os objetivos traçados foram alcançados.
CULMINÂNCIA
Exposição de trabalhos desenvolvidos durante o projeto, bem como os registros fotográficos das brincadeiras vivenciadas pelas crianças, através da organização de uma exposição de artes e brincadeiras a serem desenvolvidas na instituição, também a nossa III Sucatoteca, com trabalhos realizados pelos responsáveis e alunos utilizando material de sucata e que este ano teve como proposta, a confecção de brinquedos.


BIOGRAFIA DO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ





O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...

Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura, o que mostrou frequentando a Sociedade Brasileira de Belas Artes nos anos 60 e visitas constantes ao MAM e ao Museu Nacional de Belas Artes. Em 1978 troca o sucesso financeiro do Rio pela beleza natural de Cabo Frio: o sol, o mar e seus frutos contagiam seu espírito.

No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística, e lembra que quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari em sua fase geométrica. A sua preocupação foi sempre com a criação e não com a cópia ou engajamento em alguma Escola já criada. Ingressa na Escola Brasileira de Belas Artes (hoje EBA) da U.F.R.J., frequentando seus bancos escolares pelo tempo que julgou necessário. Sempre acreditou ser o ecletismo a sua unidade, querendo sempre criar e não copiar apenas.

Passou a fazer uma série de exposições em Cabo Frio e demais municípios da Região dos Lagos, além do Rio de Janeiro, sempre com estilos diversos a cada exposição, passando por temas abstratos e figurativos, das mais diversas variações de sua expressão pessoal.

Em 1990, se preparando para uma exposição em Portugal, Ivan Cruz pintou seus primeiros quadros com temas de sua infância, mais precisamente suas Brincadeiras. O sucesso foi tão grande por aqui, que ele cancela sua exposição em Portugal e expõe em várias cidades da Região dos Lagos e no Rio de Janeiro.

Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais...

De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.

Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

Sucesso total, o projeto vem crescendo com inúmeras exposições em várias instituições e espaços culturais, sempre ganhando força e aplausos das mais diversas camadas sociais e profissionais, por apresentar como importante ferramenta para as áreas de Arte-educação, Pedagogia, Educação Física, Música, Psicologia Infantil, Literatura entre outras, sempre servindo também como disseminador das Artes Plásticas no público em geral.

Em 1999, a Telemar, reproduziu oito telas suas em cartões telefônicos, numa produção de mais de um milhão de cartões na série “Brincadeiras de Criança”.

Ivan tem como objetivo divulgar o máximo possível esse seu resgate ao lúdico, à imaginação, quer incentivar ao máximo o desenvolvimento real das nossas crianças no feliz mundo das brincadeiras, fugindo dos custos e problemáticas urbanas que esse público tanto sofre nos dias atuais, confinadas a play-ground, ao à frente de computadores, TVs e videogames, desacostumadas ao convívio coletivo e ao desenvolvimento motor proporcionado por tais jogos infantis de outrora.

Hoje as imagens criadas por Ivan Cruz, podem ser vistas em camisetas, imãs de geladeira, jogo da memória, gravuras e diversas aplicações destas, pois todos devem ter acesso à Arte e à tão rico tema. Compôs também uma música, que tem letra do artista e música de Marcos Vinícius com esse tema.

Suas telas são de cores fortes e variadas de cerca de 1 metro por 1 metro (1 metro quadrado) em técnica: Acrílico sobre tela, logo chamam a atenção da garotada que se diverte,  junto aos adultos que entram em um verdadeiro “túnel do tempo” ao rever suas gostosas brincadeiras.

A “Brincadeira” já chegou até ao meio científico, onde seu filho Ivan Neto, que cursa o último período de Engenharia na UFRJ, elaborou explicações físicas para as mais diversas brincadeiras como: pião, balão, barquinho de papel...

Em junho de 2001 Ivan Cruz entra no mundo das Esculturas, onde concluiu sua primeira escultura em bronze “Pulando Amarelinha”, e até hoje fez cerca de 15 dessas brincadeiras, com aproximadamente 20 cm cada, e já esta trabalhando em esculturas em tamanho natural (cerca de 1,20m), para ambientar a Praça Américo Vespúcio, em Cabo Frio, num projeto em parceria com a prefeitura da cidade, Inaugurado dia 21 de julho de 2001 o Espaço Cultural Ivan Cruz, na galeria ArteBrasil.

Em 2002, a Prefeitura de Arraial do Cabo adquiriu a escultura “pulando carniça”, em bronze (tamanho natural), que foi instalada na praça Castelo Branco, no mesmo município.

Tem esculturas e pinturas expostas na Galeria Errol Flynn, em Belo Horizonte. No Rio de Janeiro: Funarte, Museu Nacional de Belas Artes e Museu da República são alguns dos espaços onde podemos encontrar suas “crianças brincando”.

Seu ateliê é aberto para visita agendada: 22 - 2647 2957 & 22 - 8812 6168

Textos extraídos do site:


Música
Projeto “Brincadeiras de Criança”
Compositor: Ivan Cruz
Interprete: Marcos Vinicius Santa Rosa    

“Brincadeiras de Criança”

Esta noite eu tive um sonho...
Sonhei que brincava numa linda Praça
Um menininho, brincando, jogava botão,
Outro soltava pipa e mais outro, bolinha de sabão.
As menininhas brincavam de roda
- Terezinha de Jesus
E brincavam sem parar.
E quando acordei fui também logo brincar.

Amarelinha,
Atiradeira,
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->Bafo-bafo,
Bambolê.
Cambalhota,
Patinete,
Vem brincar que é pra valer !!!

Toda cidade tem uma Praça
E toda Praça tem brincadeiras de criança
Ioiô
Jogo da velha,
Pião,
Peteca
E garrafão
E um monte de crianças, bagunçando de montão.
Quem nunca brincou de jogar bola de gude,
Quem não soltou balão em São João,
Não sabe na verdade a alegria de brincar,
Então vem prá cá,
Brincadeiras de Criança.

Pique esconde,
Perna de pau,
Cabra-cega,
Cadeirinha,
Finca,
Arapuca
Sai pra lá que a vez é minha!!!

E quem nunca brincou de jogar bola de gude,
Quem não soltou balão em São João,
Não sabe na verdade a alegria de brincar,
Então vem prá cá,
Brincadeiras de Criança.

Amarelinha,
Atiradeira,
Bafo-bafo,
Bambolê.
Cambalhota,
Patinete,
Vem brincar que é pra valer !!!








“BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
COMO É BOM
COMO É BOM!"

Nossas crianças brincaram e se divertiram muito!!!!!!!
































MOMENTO INFÂNCIA
19/09/2012
PARTICIPAÇÃO DESCONTRAÍDA E ALEGRE DOS RESPONSÁVEIS QUE PUDERAM RELEMBRAR E REVIVER ALGUMAS BRINCADEIRAS DE CRIANÇA.
AS CRIANÇAS PUDERAM VIVENCIAR ESTE MOMENTO TÃO ESPECIAL COM SEUS PAIS EM NOSSA ESCOLA.

ESCOLA E FAMÍLIA
PARCERIA QUE DÁ CERTO!























SOMOS ARTISTAS
20/09/2012
PINTURA AO AR LIVRE
REPRESENTANDO O ARTISTA PLÁTICO IVAN CRUZ
LINDAS PINTURAS!
PARABÉNS AOS NOSSOS ARTISTAS!




















NOSSOS PEQUENOS LEITORES
VIAJANDO NA ARTE DE IVAN CRUZ

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS
21/09/2012
Releitura das telas do artista plástico Ivan Cruz
Parabéns a toda equipe de professores e alunos da Rocha Pombo!
Os trabalhos ficaram belíssimos!























III SUCATOTECA
Trabalhos realizados com material de sucata na construção de brinquedos pelos responsáveis e seus filhos
Parabéns a todos os responsáveis que participaram!
Criatividade, dedicação e amor demonstrado através dos lindos trabalhos!







CARTAS PARA IVAN CRUZ

NOSSOS PEQUENOS LEITORES EXPRESSANDO SEU CARINHO PELO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ ATRAVÉS DE LINDOS DESENHOS E ESCRITA DE MENSAGENS.

AS CRIANÇAS FICARAM ENCANTADAS COM AS TELAS DO ARTISTA PLÁSTICO IVAN CRUZ.

RESOLVEMOS ENVIAR CARTINHAS PARA ELE.


















8 comentários:

Oba, você vai comentar? Obrigada =)