quinta-feira, 5 de abril de 2012

PROJETO PEDAGÓGICO DE 2012


PROJETO PEDAGÓGICO DE 2012:


“ Era uma vez...um sonho... O sonho de manter acesa a chama vibrante,intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosfera onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma época singular, rica, pessoal e intransferível. Período que representa uma galáxia em meio a todos os outros milhões de sistemas estelares produzidos pela fértil imaginação infantil. Imaginação livre de preconceitos, de negativismos e de limitações. A pureza, a ousadia e o espírito quase selvagem dos primeiros anos marcam de forma indelével por toda a existência... É como se esse período fosse comandado pelo ritmo de um relógio cujos ponteiros marcam só diversão e alegria... Um tempo cujo cheiro, gosto, cor e som continuamos perseguindo, de forma consciente ou inconsciente, por toda vida.
Muito dessa beleza e dessas qualidades da infância é adquirido e aprimorado por meio das histórias que, quando crianças, ouvimos de nossos familiares – pais, mães, avós, tios e tias – e professores. Histórias que também chegam por leituras, filmes, desenhos animados, peças de teatro. Sem o passaporte mágico dessas narrativas, é difícil conceber viagens, aventuras, conquistas, temores, medos e receios imaginários fundamentais ao nosso desenvolvimento intelectual e emocional. As histórias nos permitem conhecer e criar mundos fantásticos, repletos dos seres mais extraordinários e das sensações diversas... Sem elas, a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade estariam condenadas a ocupar um palco sombrio, triste, desprovido de atores verdadeiramente apaixonados.”
                                                                    Gabriel Chalita, Pedagogia do amor



Para a escolha do nome do projeto realizamos uma votação com a participação de toda a comunidade escolar:




PROJETO PEDAGÓGICO
2012





“PEQUENOS LEITORES DA ROCHA POMBO”

Período de Realização: março a dezembro de 2012
Grupo envolvido: Alunos da creche, pré-escola, professores, responsáveis


                                                             JUSTIFICATIVA:

            Ler ou ouvir histórias é entrar num mundo encantador, cheio de magia e imaginação, mas principalmente que ensina através do mundo maravilhoso da leitura. A construção desse projeto justifica-se pela necessidade de oferecer um espaço no qual se pode trabalhar um assunto tão sério como a auto-estima da criança, de uma forma lúdica e prazerosa através do maravilhoso mundo dos contos de fadas, histórias infantis, músicas, poesias, parlendas, lendas, fábulas e seu poder de formar leitores



Com base nessa colocação, acredita-se que a escola, com todo o seu potencial e influência deve trabalhar e viabilizar os muitos benefícios proporcionados pelas histórias infantis na vida das crianças, propondo atividades onde a criança vivencie diversidades na formação de valores. Tornou-se crucial a criação de um projeto que desenvolvesse o gosto pela literatura infantil e ao mesmo tempo abordasse o tema auto-estima, de maneira atrativa para a criança. 
Vale ressaltar que em 2011 realizamos variados projetos, como "Varal de poesias", "Projeto Cantarolando" e ainda:
"MARATONA DE POESIAS"


"CAIXA VIAJANTE"


"BAÚ DE HISTÓRIAS"
"SUCATOTECA"






"SACOLA LITERÁRIA E "SEMEANDO O AMOR PELA LEITURA"
                  (http://www.emrochapombo.blogspot.com.br/p/sala-de-leitura.html)

Estes projetos tiveram uma excelente aceitação e participação dos alunos e responsáveis que resolvemos dar continuidade a estes e também  de trabalhar conteúdos contextualizados e propiciar atividades lúdicas para as crianças relacionadas à leitura. Além de que, um dos Projetos da SME é “Rio uma cidade de leitores” e que em 2011 também aconteceu a distribuição de livros infantis para as crianças da Educação Infantil com o projeto “Minha primeira biblioteca”. 
Através da leitura de um conto, pode nos vir à tona diferentes sentimentos: medo, coragem, tristeza, alegria, raiva, amor… A cada página, o enredo vai nos emocionando de tal modo, que logo começamos a partilhar o nosso saber e a magia de criar e recriar, com a nossa imaginação, toda a história. Com isso, acreditamos que o encanto que causam as histórias proporciona o fluir da criatividade e contribuem para o desenvolvimento da criança no sentido de despertá-la para o mundo que a cerca, auxiliando numa melhor compreensão dos fatos e na formação de valores humanos tão importantes em nosso dia a dia. Assim será desenvolvido o projeto  no intuito de atrair as crianças ao mundo letrado, estimulando-as, especialmente, a pensar sobre a escrita e utilizá-la de modo funcional. 
A leitura de literatura infantil é muito importante na vida da criança e deve ser trabalhada de maneira prazerosa, pois, enquanto contamos a história a criança está investida de muita imaginação, criatividade e principalmente de afeto. Assim a literatura é de fundamental importância para a educação infantil, pois com ela trabalhamos pedagógico e psicológico. O presente projeto será trabalhado através dos clássicos infantis, poesias, músicas, lendas, fábulas e histórias diversas. 





       ... "E viveram felizes para sempre!"








                         FIM

2 comentários:

  1. Vamos botar "pra" quebrar...
    Nossos pequenos leitores, vão arrazar!!!!
    Em frente Rocha Pombo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei, parabéns a toda equipe.

    ResponderExcluir

Oba, você vai comentar? Obrigada =)