terça-feira, 31 de julho de 2012

Segundo semestre de 2012!



Olá, queridos leitores, estamos iniciando o segundo semestre de 2012 e começamos muito bem.
Toda a equipe participou do Centro de Estudos nesta segunda-feira (30/07/2012), preparamos belas atividades e projetos a serem trabalhados com as crianças.

Uma das novidades em nossa escola é o trabalho com Tangram, você sabe o que é?
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.




Nossa Diretora Carla e Professora Ana Lúcia, preparando atividades e aprendendo muito para nossas crianças.


Muita atenção, cuidado e criatividade!! Professora Ilma e sua atividade.

E para você que ficou curioso, selecionamos este vídeo público do Youtube (Criação de um Tangram)
para mostrar como é um TANGRAM.

Obrigada pela visita!!








quarta-feira, 25 de julho de 2012

FESTA JULINA


Nossa Festa Julina foi realizada dia 13 de julho de 2012. Foi um dia inteirinho de festa, comidas típicas, danças e a especial participação de toda comunidade escolar!
Gostaríamos de agradecer a participação de todos, desde a equipe da E.M. Rocha Pombo até os pais que, com todo carinho contribuíram para que nossa festa fosse um sucesso!

E para que todos possam conferir, nossas fotos uai:





















Até o ano que vem... 
Obrigada pela visita e não esqueça de comentar ; )







terça-feira, 24 de julho de 2012

Projeto 1º Bimestre: OS CONTOS DE FADAS





JUSTIFICATIVA   


Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, para proporcionar emoções e vivências significativas. Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam. Por meio de linguagem simbólica dos contos, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

PROCEDIMENTOS


 Cada turma explorará um conto específico para um aprofundamento maior. Ao final do bimestre será realizada uma exposição de trabalhos para uma troca entre os alunos dos outros contos trabalhados pelas turmas.

EI-10    Chapeuzinho Vermelho

EI-11    PINÓQUIO

EI-12    O PATINHO FEIO

EI-13   JOÃO E O PE DE FEIJÃO

EI-14   BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

EI-20   JOÃO E MARIA

EI-21   A PEQUENA SEREIA

EI-22   O REI LEÃO

EI-23   CACHINHOS DOURADOS

EI-30   OS TRÊS PORQUINHOS 

OBJETIVOS CONCEITUAIS

· Identificar personagens de contos de fadas, como: magos, fadas, duendes, anões, gigantes, etc.
;
· Identificar os contos pela linguagem típica dos mesmos
;
· Identificar as marcas temporais presentes nos contos
;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS                                                     


· Ampliar as possibilidades de movimentos
;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens
;
· Desenvolver a linguagem oral
;
· Ler, ainda que de forma não convencional
;
· Dramatizar histórias, por meio de expressões orais e dança
;
· Descrever cenários e personagens
;
· Identificar soluções de conflitos presentes nos contos
;
· Identificar títulos de histórias conhecidas
;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto
;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.

OBJETIVOS ATITUDINAIS



Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades
; Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos; Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real; Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar; Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos; Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.

METAS

Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.

ATIVIDADES

Reprodução das histórias, mantendo seqüências temporais, utilizando fantoches; ·

Dramatização de algumas histórias, utilizando fantasias e músicas com coreografia e apresentação; Confecção de uma sanfona de histórias pelos alunos;
Pintura, colagem, dobradura e desenho sobre as histórias
;
Produção de textos coletiva com seqüências conhecidas, tendo o professor como escriba
;
Criação de novos finais para os contos
;
Adaptação dos contos, conforme a criatividade dos alunos
;
Reconhecimento de personagens, cenários e títulos de histórias
;
Manifestação dos valores trabalhados nas histórias, nas atitudes do dia-a-dia
;
Apreciação da leitura feita pelo outro
;
Ampliação da linguagem oral;

Participação dos responsáveis no projeto através do conto trabalhado em cada turma;


Rodas de leituras com responsáveis, funcionários e professores para os alunos;

Adaptação dos contos com as histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo

METODOLOGIA


- Leitura de contos de fadas e histórias infantis:
· Criar situações de fantasia e encantamento
;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso
;
· Trabalhar as emoções que as histórias transmitem
;
· Conhecer elementos mágicos: fadas, magos, duendes, anões, gigantes, bruxas, etc.
;
· Resgatar a importância que os contos populares e de fadas exercem sobre as crianças
;
· Conto das histórias com o tapete de histórias e participação das crianças
;
· Reprodução de histórias ouvidas com fantoches, levando em consideração as seqüências temporais
;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens
;
· Apreciação da leitura feita pela professora
;
· Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias.    


ANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, OBSERVANDO

· Estrutura textual (narrativa);
· Temporalidade
;
· Linguagem própria diferente da linguagem do cotidiano
;                      
· Descrição de cenários e personagens
;
· Presença do conflito (bem e mal, protagonistas e antagonistas)
;
· Resolução de conflitos, levando a um final feliz
;
· Presença de elementos fantásticos (bruxa, fadas, anões, magos, gigantes...)
;
· Listar oralmente as histórias preferidas
;
· Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens
;
· Continuar a história a partir de um ponto estabelecido pela professora
;
· Elaborar um novo final, diferente do original
;
· Analisar as características das personagens na história.


DRAMATIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS, OBSERVANDO:

· Expressões faciais;
· Criatividade
;
· Vocabulário
;
· Narração
;
· Movimentos espontâneos e programados
;
· Postura e encenação
;
· Colocação de voz.


RECURSOS MATERIAIS

Computadores
Data show
Aparelho DVD
e televisão
aparelho de som
Tapete de histórias
;
Fantoches de diversos tipos
;
Cenário para apresentação de fantoches
;
Fantasias de acordo com os personagens
;
Sanfona de histórias
;
Lápis de cor, giz de cera, sulfite, canson, papéis coloridos, tinta guache,
pintura a dedo, cola, tesoura e pincel.
Livros de contos de fadas e histórias infantis.

Filmes em DVD

CDs com músicas e histórias

RECURSOS HUMANOS

Estarão envolvidas neste projeto toda a comunidade escolar.

AVALIAÇÃO


A avaliação será feita através da observação diária das crianças, avaliação formativa ao longo de todo o processo e culminância do projeto com exposição dos trabalhos.
Será contínua, através da observação do professor verificando se os alunos realizam as atividades de acordo com o solicitado e o interesse pelas mesmas.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO




















(Imagens de nosso projeto exposto, na 3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil - Polo II)






                                                   " PROJETO PASTA VIAJANTE"


A MATEMÁTICA E OS CONTOS DE FADA


















Leia para seu filho!!!